As pessoas quando sentem dor de barriga procuram por um medico; quando o animal de estimação não está bem procuram por um veterinário; ao abrir uma firma procuram um contador; na dor de dente um dentista; no divorcio um advogado, porém, quando é para construir ou reformar procuram um Pedreiro, não desmerecendo a figura desse profissional que tanto enobrece o trabalho braçal no nosso país, mas é que ninguém gosta de gastar com Arquiteto ou Engenheiro, acham desnecessário, todo mundo entende de obra, e quando acontece algo errado culpam o coitado do Pedreiro que não possui formação nem mesmo para ler e interpretar as plantas de um projeto.
Toda obra, seja de pouca ou alta complexidade, costuma apresentar problemas durante sua execução mesmo quando utilizada toda técnica conhecida na literatura e na legislação vigente, imaginem quando não utilizam os recursos profissionais disponíveis?Portanto, deixem as ações de operacionalização, técnica, obrigações trabalhistas e sociais fiquem a cargo de alguém com a qualificação necessária.
O problema mais comum em obras de implantação, aquela que começa limpando o terreno e termina com a cobertura do telhado, está na marcação de colunas e gabarito da obra, nessa fase se houver um erro milimétrico compromete toda edificação, é por isso que de vez em quando encontramos cômodos com dimensões menores ou maiores que o projetado e como consequência não se consegue inserir o mobiliário previsto no ambiente ou gastar mais cerâmica de piso que o previsto, problema agravado quando não existe no mercado o mesmo tipo de piso adquirido inicialmente para completar o cômodo, então, a culpa é do coitado do Pedreiro.
Nos casos de obras de reforma que envolve coletividade, é o caso dos condomínios, é muito comum desconsiderar o transito de material demolido que tem como consequência o acúmulo de entulho em local indevido por que alguém se esqueceu de contratar um container e, claro, a culpa é do Pedreiro.
A responsabilidade cível é exclusiva do responsável técnico pela obra, desde que seja um Arquiteto ou Engenheiro, que além de cuidar das questões técnicas é obrigado, também, a cuidar da segurança e das questões trabalhistas, caso ocorra algum problema em uma dessas esferas e não houver um profissional qualificado contratado, a responsabilidade recairá sobre o contratante que além de responder judicialmente pelo problema responderá, também, por exercício ilegal da profissão de Arquiteto ou Engenheiro. Muitas pessoas desconhecem a verdadeira utilidade desses profissionais e, consequentemente, incorrem em erros primários em obras.
Em se tratando de obra se faz necessário procurar o auxilio de profissionais com formação superior que proverá o interessado de informações necessárias ao bom andamento dos serviços, mesmo quando se tratar de substituição de revestimento tais como trocar o piso da sala, exemplo muito comum nos lares brasileiros, o profissional fará a relação de material e explicará ao nosso valoroso Pedreiro se o tipo de piso ficará melhor com junta seca ou estreita. Quer saber o que é junta seca ou estreita? Contrate um Arquiteto ou um Engenheiro, em ultimo caso, procure no Google.
Construa certo, contrate um Arquiteto. Economize dinheiro, contrate um Engenheiro. Entre em desespero, contrate somente o Pedreiro.
- Alexandre São José – Arquiteto
- alexandresaojose@alcarprojetos.com.br
- 61-98111 9394