A era do condomínio inteligente

A automação sem fio pode ser a solução para controlar melhor sistemas de iluminação, áudio e vídeo e hidráulicos, com facilidade e economia.

Imagine chegar em casa no fim de um dia de trabalho e se deparar com o seguinte: as luzes da sala de estar acesas e o ar-condicionado, já ligado, criam o clima ideal. Uma de suas canções preferidas é reproduzida pelo sistema de som e seus programas favoritos estão selecionados na tevê digital. O que em princípio parece uma cena de filme de ficção científica é, na verdade, um exemplo de aplicação da automação.

A ‘casa inteligente’ é um objetivo atingível; seja em imóveis construídos individualmente, seja em condomínios. Ela realiza essa troca de dados que facilitam o cotidiano através dos sistemas de automação. Existemfechaduras queabrem apenas com os dados biométricos do dono da casa; sensores instalados na cozinha que podem detectar e bloquear um vazamento de gás e iluminação automatizada, que evita que luzes fiquem acesas desnecessariamente.

Felipe Gásparo, engenheiro de automação, explica que “quem mora em uma casa automatizada, depois de um tempo nem se lembra do sistema. Mas quando entra em uma casa sem automação, percebe o quanto ela faz falta no dia-a-dia”.

Para projetar e construir esse tipo de imóvel, também há pouca diferença em relação aos projetos tradicionais. “Na arquitetura, hidráulica e iluminação nada muda, pois a automação é feita para controlar os itens já existentes do imóvel. O que algumas vezes sofre alterações para melhor é o projeto elétrico, pois o número de eletrodutos e condutores diminui, reduzindo os custos de implantação”, destaca Gásparo.

A Iluflex, empresa brasileira especializada em automação sem fios, traz ao mercado um sistema completo de automação residencial. Com uma interface gráfica ou pulsadores, é possível controlar a iluminação, equipamentos de áudio, vídeo, climatização, cortinas, persianas, motores, câmeras de monitoramento, alarme, portão, jardim e piscina, entre outros de forma simples e versátil.

Controle via gadgets

No sistema Iluflex, o controle dos equipamentos é feito através de comandos via infravermelho, rádio e internet. Sejam imóveis novos ou em reforma, sem obra civil e com fácil instalação, a Iluflex tem fácil integração com iPad, iPhone, iPod e aparelhos com o sistema Android.

Para facilitar o trabalho das empresas e profissionais em seus projetos de automação, tanto em residências quanto em escritórios e edifícios comerciais, a Iluflex desenvolveu uma série de ferramentas. Uma das mais recentes é o Gerador de Templates, um software gratuito que pode ser personalizado. Os arquivos já vêm prontos para serem abertos diretamente no GuiDesigner, facilitando a importação dos comandos para o projeto. O software funciona em conjunto com uma biblioteca de IR, também desenvolvida pela Iluflex. Para utilizá-la, basta carregar os códigos capturados. Também é possível utilizar os códigos com outros softwares. Na hora de gerar o arquivo de comandos de infravermelho, o usuário tem a opção de definir a porta de IR.

Linha cabeada expande soluções

Especialmente para o segundo semestre de 2016, e com o objetivo de expandir as soluções em automação, a Iluflex lançou uma linha cabeada, em que se destacam dois produtos. Destinado às áreas comuns de condomínios ou escritórios comerciais, o sistema formado pela IC-518 e IT-516 permite comandar cargas elétricas remotamente, a partir da portaria ou guarita.  Por exemplo, é possível controlar a iluminação de áreas do condomínio que fiquem distantes da portaria, ou ainda motores e bombas. O sistema também permite o comando por interface gráfica através de rede wi-fi. Outra aplicação dos produtos é no medidor individual de consumo de água.

Porém, para os condomínios, a maior vantagem é a economia. Um sistema de automação bem planejado e instalado pode fazer funcionar melhor não apenas o os equipamentos de áudio e vídeo, mas toda a parte eletroeletrônica do condomínio. E pode ainda ajudar a economizar energia. Esta é a conclusão unânime de especialistas, fabricantes, projetistas e instaladores, cujas recomendações são essenciais para quem quer adotar esse tipo de comodidade.

A integração da linha sem fio com os novos lançamentos da linha cabeada permitiu a criação de sistemas híbridos que permitem maior versatilidade para novas soluções mistas.

Exemplos de como o sistema de automação da Iluflex pode ser usado em um condomínio:

Interruptor sem fio – Permite usar qualquer tomada, até mesmo as que não estão à vista.

Master Off – Um único botão desliga todas as luzes do ambiente.

Acionamento a partir do carro – Ao chegar ao condomínio, o morador, com um controle tipo chaveiro, consegue acender as luzes, abrir o portão e desativar o alarme.

Agendamentos – o sistema permite a criação de agendas e o acionamento das luzes em horários previamente programados.

Dimerização – Sistema soft-start acende/apaga as luzes suavemente, economizando energia e aumentando sua vida útil.

Autonomia – Pessoas com dificuldade de locomoção ganham mais facilidade para acionar as luzes ou solicitar ajuda.

Sem reformas – O sistema pode ser programado e reprogramado a qualquer momento.

Seja qual for a necessidade do seu condomínio, a Iluflex tem a solução!

IluflexContato: (61) 98170-2828

E-mail: comercial@iluflex.com.br

www.iluflex.com.br